GEFE/PR alinha trabalhos de educação fiscal com escolas e universidades do Paraná 23/06/2022 - 17:54

O Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE) realizou na última terça-feira (22) reunião virtual para alinhar os trabalhos em andamento com à Secretaria da Fazenda e à Secretaria de Educação do Paraná e estruturar perspectivas ações de educação fiscal junto ao ensino superior.

O projeto Educação Fiscal nas Escolas tem como objetivo principal levar de forma lúdica e orientativa a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados e seu funcionamento de modo geral. 

A reunião também contou com representantes da Receita Estadual, Receita Federal e Sindicato dos Auditores Fiscais do Paraná.

PROJETOS - O grupo apresentou o resultado da fase 1 do Curso de Capacitação para Disseminadores da Educação Fiscal que encerrou sua parte teórica no dia 10 de junho. O curso entrará agora na fase 2, que será a prática nas escolas.

A capacitação teve início em abril e faz parte do programa Educação Fiscal nas Escolas que vem sendo implementado pelos órgãos. A ideia é aproximar os estudantes das temáticas da educação fiscal, discutir a função do tributo para financiamento da educação, saúde, assistência social e outros serviços públicos.

Após conclusão do curso, os professores serão certificados pela Escola de Gestão do Paraná. Com as aulas teóricas, encerradas neste mês, os profissionais vão desenvolver projetos e atividades com os alunos em sala, relacionando conteúdos tributários com as disciplinas que lecionam, e também, de maneira interdisciplinar.

Outro projeto em desenvolvimento é a III Semana da Consciência Tributária, que acontecerá na última semana de outubro e será estendida para todo o país. O evento promovido pela Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná, por meio da Escola Fazendária juntamente com Receita Federal e Universidade Estadual de Maringá (UEM), têm o objetivo de promover a conscientização da população sobre a competência tributária de cada ente federativo, o sistema de arrecadação tributário, destinação de valores arrecadados, o impacto dos tributos nos produtos e serviços, entre outros temas relacionados.

Através de debates, palestras e outros eventos, a semana busca esclarecer sobre os tributos existentes, o sistema de arrecadação tributária e a destinação dos valores arrecadados, o impacto dos tributos nos produtos e serviços, entre outros.

O encontro do GEFE/PR é realizado mensalmente sob a coordenação da Escola Fazendária do Paraná.