Fazenda lança cartilha para explicar a LOA 2026 à população 18/12/2025 - 16:43

A Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Orçamento Estadual (DOE), lançou uma cartilha didática sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 com o objetivo de facilitar a compreensão sobre como o Estado do Paraná planeja e utiliza os recursos públicos. O material busca aproximar a sociedade do orçamento estadual, tornando mais acessível o entendimento sobre receitas, despesas e prioridades do governo.

A LOA é o instrumento que detalha como o governo do Paraná vai aplicar o dinheiro arrecadado. Funciona como um guia que define quanto será destinado a áreas essenciais, como saúde, educação, segurança, agricultura e infraestrutura, estimando as receitas e distribuindo os recursos de acordo com as prioridades voltadas à população.

“A cartilha foi pensada para traduzir o orçamento em uma linguagem simples, permitindo que qualquer cidadão entenda como os recursos públicos são planejados e aplicados”, destaca Tadeu Cavalcante, diretor de Orçamento.

De forma didática, o material explica como funciona o orçamento público e qual é o papel da LOA no planejamento e na execução das políticas públicas. A publicação também contextualiza a LOA dentro do sistema de planejamento governamental, mostrando sua integração com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de apresentar as etapas do ciclo orçamentário, desde a elaboração da proposta pelo Poder Executivo até a sanção e a execução da lei.

A proposta é que, ao longo de 2026, a Fazenda publique novos conteúdos com recortes específicos da LOA, aprofundando temas e áreas estratégicas do orçamento.

LOA 2026 – Reflexo da eficiência da execução orçamentária da atual gestão, o Governo do Paraná sancionou nesta quarta-feira (17), a Lei Orçamentária Anual de 2026. Trata-se do maior orçamento já registrado na história do Estado, com previsão total de R$ 81,6 bilhões, valor cerca de 4% superior ao da LOA 2025, consolidando o Paraná como referência em planejamento, responsabilidade fiscal e investimento público.

GALERIA DE IMAGENS