Cerimônia marca início do Curso de Especialização em Gestão de TI e Comunicação para Auditores Fiscais
17/08/2012 - 15:10

Na manhã desta quinta-feira (16), uma cerimônia realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) marcou o início do Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação. Esse curso foi ofertado pela CRE aos servidores da Instituição por intermédio da Escola de Administração Triubutária (Esat) e conta com o apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP).
O curso é realizado em parceria com UTFPR - onde serão ministradas as aulas - e contará em sua primeira turma com 30 Auditores Fiscais da Receita estadual. Todo o corpo docente será da própria Universidade.
Ao final dos 18 meses da especialização, os Auditores Fiscais apresentarão uma monografia, que poderá ser substituída por um estudo de caso que apresente benefícios para a Receita do Estado.
O curso tem o objetivo de analisar as competências associadas ao planejamento, inovação e criação na área de tecnologia da informação e comunicação, além de oferecer aos Auditores conhecimentos que lhes permitam participar ou conduzir projetos estratégicos, envolvendo a tecnologia da informação (TI).
Segundo Carlos Dell'Agnelo, da Escola de Administração Tributária (ESAT), todo o projeto foi uma construção coletiva, que contou também com a participação da Assessoria e Gerência Administrativa e Financeira (AGAF), cuja gerência está sob a responsabilidade do Auditor Fiscal Sandro Celso Ferrari, e da Assessoria e Gerência de Tecnologia da Informação (AGTI), cuja gerência está sob a responsabilidade do Auditor Fiscal Agnaldo Hermínio de Carvalho Dias. "A participação desses setores foi fundamental para a realização do curso, pois atuaram com profissionalismo e comprometimento", afirma.
Com o apoio institucional do governo estadual, a elaboração do curso aconteceu de forma rápida. Em cerca de seis meses todo o projeto foi estabelecido e os convênios firmados. A adesão da categoria também foi instantânea, demonstrando o interesse dos Auditores Fiscais em contribuírem para o desenvolvimento do estado do Paraná. "Ficamos muito satisfeitos com a resposta. É gratificante saber que pessoas com tantos anos de casa ainda buscam o aperfeiçoamento, fato que nos encoraja a levar adiante o processo de capacitação continuada”, conclui.
Para o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, a oferta do curso faz parte do processo de modernização do órgão, que passa por etapas de aquisição de modernos equipamentos, inovação tecnológica e atualização do pessoal. "É uma necessidade que nossa instituição tem em aprimorar nossos colegas na área de tecnologia da informação", pontua.
Segundo Della Coletta, essas mudanças visam implementar grandes transformações que trarão mais eficiência para a Receita. "A tendência e fazermos uma mudança radical", afirma o diretor.
Para a diretoria do SINDAFEP a realização do Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação trará benefícios não só para a categoria, mas para todo o estado. "Apoiamos essa iniciativa, porque acreditamos que, ao ajudar o aprimoramento do trabalho do Auditor Fiscal, estamos gerando benefícios para toda a sociedade", afirma o presidente da entidade, Agenor Carvalho Dias.
1