Polícia prende falso fiscal da Receita Estadual que extorquia empresários no Norte Pioneiro 31/07/2012 - 17:20

Numa operação conjunta do Serviço Reservado da Polícia Militar e Polícia Civil, foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (30), o falsário Henor Oscar Motta, quando tentava forçar empresários de Wenceslau Braz a comprar números de rifa de um carro, que seria sorteado em dezembro pela Loteria Federal. Fingindo ser funcionário da Receita Estadual, o golpista dizia que o dinheiro arrecadado com a “ação entre amigos” seria revertido para uma entidade integrada por fiscais aposentados.

Motta que, segundo informações obtidas na Delegacia de Polícia de Wenceslau Braz, mora em Londrina, agia há anos no Norte Pioneiro do estado, extorquindo empresários com a venda de rifas. Quando foi preso, ele vendia a cartela a R$ 390,00. Além do prêmio, de acordo com depoimentos de vítimas, o falsário oferecia “proteção fiscal às empresas”. Caso contrário, ameaçava acionar fiscais da Receita Estadual para fazer “operação pente fino na empresa”.

Com o falsário foram apreendidos vários chegues de empresas do Norte Pioneiro, dinheiro, cartelas, canhotos de sorteios anteriores, cartões, além de agenda com nomes, endereços e telefones de aproximadamente 200 empresários de 15 cidades daquela região. A Polícia acredita que essas pessoas eram potenciais vítimas de extorsão de Motta.

Várias vítimas, que estiveram na delegacia, informaram que Motta agia na região há muitos anos e que eram coagidas a comprar o bilhete. Em alguns casos, o pagamento era feito mediante depósito em conta bancária em nome do suposto fiscal.
O diretor da Coordenação da Receita do Estado (CRE), Gilberto Della Coletta, relacionou a prisão de Motta, em Wenceslau Braz, ao alerta do Fisco Estadual aos contribuintes paranaenses sobre o golpe que uma quadrilha de falsários está aplicando em várias regiões do Paraná. Ele acredita que, a partir dessa prisão, a Polícia terá condições de prender os demais integrantes do grupo.

Coletta ainda lembrou que, no último dia 24, a Receita Estadual enviou comunicado aos contribuintes e contadores alertando-os sobre o golpe, além de orientá-los a denunciar os falsários à Polícia e às Delegacias da Receita Estadual, assim que forem abordados por eles.

O diretor da CRE enfatizou também que as ações da Receita se baseiam no princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. E que seus agentes, por obrigação, têm de se identificar durante o exercício de suas atividades.