Apresentação da Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação pelo qual o cidadão pode manifestar a respeito da atuação e dos serviços prestados pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e pela Receita Estadual do Paraná (REPR).

Somente por meio da ação e colaboração de cada cidadão, a Sefa e a REPR poderão realizar modificações e aperfeiçoamentos em sua administração.

Para dúvidas relacionadas à Receita Estadual (ICMS, IPVA, ITCMD, Receita PR, entre outros), verifique primeiramente as Perguntas Frequentes do Portal de Atendimento.

Caso a dúvida persista ou se for relacionada à interpretação da legislação tributária ou sobre os serviços prestados pela Receita Estadual, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC, que conta com equipe especializada para lhe atender, das 7h às 19h, em dias úteis:

  • Curitiba e Região: 3200-5009
  • Demais localidades: 0800-041-1528

 

Para outros assuntos ou para enviar sugestões, críticas, denúncias, reclamações, elogios ou comentários, entre em contato com o Ouvidor da Sefa e da REPR.

O Requerimento de Acesso à Informação permite que o acesso aos dados, referentes à Sefa e a REPR, não encontrados no Portal da Transparência do Estado ou na página da Transparência Fazendária, seja solicitado com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em caso de denúncias de corrupção, para um melhor atendimento, bem como para que possamos entrar em contato, solicitamos o preenchimento de todos os campos deste formulário ou entre em contato pelo telefone (41) 3235-8095, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, em dias úteis.

 

Ainda é possível registrar as suas reivindicações e dúvidas de ouvidoria, acesso à informação ou denúncia, por meio da Controladoria Geral do Estado:

  • Fone: 0800 041 11 13, das 8h30 às 18h, em dias úteis
  • WhatsApp: (41) 3883-4014

Para mais informações acesse as Perguntas Frequentes e/ou a Cartilha do Cidadão.

E você pode nos ajudar a melhorar nossos serviços. Basta responder à pesquisa de satisfação.

Estamos à disposição.

 

Agente de Ouvidoria e Transparência:

Clarice Kusma Baisan Fernandes

Ouvidor - REPR: 

Lucinda Teresa Barreiro Sardinha

Corregedora:

Laércio Lopes de Araujo