Sefa promove webinar com economistas para debater reequilíbrio fiscal 11/08/2020 - 09:40

A pandemia do Covid-19 impactou profundamente a economia mundial, com efeitos sentidos em diversos setores econômicos. Se, por um lado, os governos têm atuado de forma a mitigar os efeitos de curto prazo, por outro também é importante discutir como minimizar os efeitos de médio e longo prazos – ou seja, quais serão os desafios que o pós-pandemia irá gerar para a economia.

Com esse objetivo, a Secretaria da Fazenda promove, por meio da Assessoria de Modernização Fazendária e da Escola Fazendária, o webinar Caminhos para o reequilíbrio fiscal, com a participação de renomados economistas. O evento  começa às 10h e pode ser acessado pelo Youtube da Sefa.

“A intenção é debater questões econômicas e fiscais relevantes para a retomada da atividade no período pós pandemia”, explica o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Ele será o anfitrião do evento, que contará com as presenças de Felipe Scudeler Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI); de Manoel Carlos de Castro Pires, pesquisador do IBRE-FGV e da Universidade de Brasília; e de José Roberto Rodrigues Afonso, professor do programa de mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

O seminário online faz parte de uma série de encontros promovidos pela Secretaria da Fazenda para promover o intercâmbio de ideias sobre as políticas macroeconômicas, visando ampliar o debate de temas relevantes para a retomada da atividade econômica no país.

Quem participa – O secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, é mestre e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), Bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França. Foi secretário de Estado do Governo do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Pró-Coração (Fundacor), Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Membro do Conselho de Administração do BNDESPAR/BNDES, Presidente do Comitê Executivo da Associação Ibero-Latino Americana dos Reguladores e Supervisores de Seguros (ASSAL), Presidente do Comitê Executivo da Associação dos Reguladores e Supervisores de Seguro de Língua Portuguesa, Membro do Conselho Fiscal da Tele Centro Oeste, da Telebrasília e da Tele Mato Grosso, Membro da Comissão de Privatização do Governo Federal e Coordenador de projetos e estudos econômicos na Fundação Getúlio Vargas (FGV/Projetos).

Diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), Felipe Scudeler Salto é mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP (2013). Graduado em Ciências Econômicas pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EESP (2008), exerceu até 2014 atividades de consultoria macroeconômica na Tendências Consultoria Integrada, onde produziu análises de conjuntura, cenários e projeções para variáveis econômicas, com foco em política fiscal, finanças públicas e contas externas.

Manoel Carlos de Castro Pires é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestre em Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é pesquisador associado da FGV/IBRE, professor no Mestrado Profissional de Economia da ENAE/FGV e pesquisador da Universidade de Brasília. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento.

Já o professor José Roberto Rodrigues Afonso, do Instituto Brasiliense de Direito (IDP), tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor do programa de mestrado IDP, sócio de duas empresas de consultoria (Finance no Brasil e 3i em Portugal); e consultor independente.

A mediação será feita pelo jornalista Marc Sousa, âncora da Jovem Pan Paraná, repórter da Record TV e colunista da Top View e do portal Ricmais.