Reunião em Maringá fortalece expansão da Educação Fiscal no Paraná 06/08/2025 - 14:40

O Programa de Educação Fiscal do Paraná deu mais um passo para fortalecer a cidadania fiscal no Estado. Nesta quarta-feira (6), uma reunião com auditores fiscais e tributários em Maringá discutiu a criação do Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM), iniciativa que visa ampliar a presença da temática nas escolas e comunidades locais.
O objetivo do encontro foi articular a implementação de ações permanentes de educação fiscal na rede pública de ensino do município, de forma transversal, desde a educação infantil. A proposta é promover o entendimento sobre a importância dos tributos, o controle social e a participação cidadã.
“A criação dos GEFMs fortalece a capilaridade das ações de educação fiscal, aproximando a temática do cotidiano da população e incentivando a compreensão da função social dos tributos”, explicou Luciane Lejambre, coordenadora estadual da Educação Fiscal.
Além de Maringá, outros municípios como Umuarama e Missal também têm demonstrado interesse em implantar o programa, o que evidencia o crescimento da mobilização municipal em torno do tema. A Escola Fazendária do Paraná (Efaz) tem atuado como parceira das prefeituras nesse processo, oferecendo apoio técnico e pedagógico.
A proposta é envolver diferentes setores da comunidade, como escolas, secretarias municipais, conselhos e associações, para promover uma cultura de cidadania fiscal que vá além da sala de aula, alcançando todo o território municipal.
Participaram da reunião em Maringá, além de Luciane Lejambre, a auditora fiscal estadual Rosa Fátima e a coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Gambini. Representando o município, estiveram presentes Dayane Ojeika (gerente de Compliance), Ieda Maria Assis Santos e Maria Clara de Brito Santos (ambas auditoras tributárias da Prefeitura de Maringá).