Reforma tributária em debate: Congresso do Fisco Paranaense discute impactos e desafios 22/05/2025 - 14:08

Amadurecer as discussões em torno da reforma tributária e construir caminhos para poder tirá-la do papel da melhor maneira possível foram os principais pontos destacados pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, durante a abertura do Congresso do Fisco Paranaense: Reforma Tributária: Impactos Econômicos e Tributários na manhã desta quinta (22). O evento realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) vai até a sexta-feira (23) em Curitiba.

“A reforma que foi aprovada é um grande alívio, pois simplifica procedimentos para os contribuintes. Mas agora é preciso o esforço que estamos fazendo aqui e nas dezenas de grupos de discussão para garantir que tenhamos, na prática, uma lei mais leve e que dure”, apontou Ortigara. Segundo o chefe da pasta, o principal objetivo é justamente calibrar as mudanças para que elas sejam justas para todos a partir de 2027, quando a reforma começa a ser implementada.

A diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, também participou da abertura do evento e destacou justamente a importância do trabalho colaborativo de auditores fiscais e demais servidores do Paraná e do restante do Brasil para costurar a melhor transição possível para o novo modelo.

“Para a sociedade, os impactos da reforma serão positivos, com a simplificação e a unificação de tributos. Mas, para as administrações tributárias, a complexidade desse novo sistema e a forma de trabalho são grandes desafios a serem enfrentados”, aponta Gambetta. “E a importância deste evento é justamente reforçar esse trabalho cooperativo entre todos os estados e municípios. Só vamos superar essa dificuldade se trabalharmos em conjunto para transformarmos o país naquilo que a sociedade espera”.

Participaram também da abertura do Congresso Fisco Paranaense o diretor geral da Sefa, Luiz Paulo Budal; o presidente do Sindafep, Fernades Oliveira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivens Linhares; e o deputado federal Luiz Carlos Hauly, e outras autoridades.

O EVENTO CONTINUA – Neste primeiro dia de evento, o congresso trouxe algumas mesas de discussão e palestras acerca da reforma tributária, como uma apresentação sobre o uso da inteligência artificial para aumentar a produtividade, a importância da educação fiscal dentro da reforma e como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode ser uma ferramenta para destravar o Brasil.

O evento também acontece nesta sexta-feira com novos debates, como a integração do fisco municipal e estadual e o papel da iniciativa privada e do setor público. Todas as apresentações podem ser conferidas ao vivo pela TV Assembleia.

GALERIA DE IMAGENS