Paraná terá representante em Harvard para Programa de Finanças Públicas 02/07/2025 - 16:26

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Fazenda, terá uma representante no módulo internacional do Programa de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, que será realizado na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (EUA). A servidora Chaiana Foletto Lorenzi, chefe do Departamento de Administração Financeira da Diretoria do Tesouro Estadual (DTE), foi aprovada para participar da etapa internacional do programa, após apresentar um projeto inovador voltado à melhoria da gestão pública.
A iniciativa é promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Caixa Econômica Federal e ministrada pelo Insper, e tem como objetivo capacitar mulheres do setor público de todo o Brasil para atuarem como líderes na área de finanças públicas. Ao todo, 50 servidoras participaram da formação.
“A presença de mulheres em posições de liderança é essencial para promover igualdade de oportunidades e enriquecer as decisões públicas com diferentes perspectivas. A Sefa tem sido um campo fértil para o crescimento de lideranças femininas. Tive o privilégio de contar com o apoio da diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, o programa fala sobre mulheres apoiando mulheres, e foi exatamente o que aconteceu aqui. Essa é uma força que o setor público precisa cultivar cada vez mais”, destaca Chaiana.
Durante o programa, iniciado em dezembro de 2024, as participantes passaram por aulas sobre finanças públicas, liderança e políticas públicas, além do desenvolvimento de um Projeto Aplicado. Todo o corpo docente, coordenação e banca avaliadora foi composto exclusivamente por mulheres, reforçando o protagonismo feminino na formação de lideranças.
O Paraná foi o único estado da Região Sul selecionado para a etapa internacional do curso. A servidora do Tesouro Estadual foi aprovada com nota máxima após apresentar, juntamente com outras quatro colegas de diferentes estados, o projeto RUMO (Rastreamento Unificado de Metas e Obras). A proposta usa inteligência artificial para monitorar e analisar cronogramas físico-financeiros de obras públicas, com o objetivo de prevenir atrasos, paralisações e desvios de recursos, com impacto direto em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
A proposta foi estruturada com base em pesquisas desenvolvidas com entregas parciais ao longo dos meses. A apresentação final, realizada no dia 27 de junho, garantiu ao grupo a nota máxima (10) e a primeira colocação geral, garantindo assim a vaga para o módulo internacional em Harvard.
“Apresentamos o projeto para a banca e, no mesmo dia, recebi a confirmação de que fui aprovada para o módulo internacional. Foi um momento de muita emoção. Eu estava em reunião, mas não consegui conter a alegria, comemorei com toda a equipe do Tesouro do Paraná”, relembra Chaiana.
A expectativa é de que a experiência internacional traga novos conhecimentos e perspectivas para aprimorar a atuação da Secretaria da Fazenda. “Representar o Paraná em Harvard será uma honra enorme. Estar ao lado de outras líderes de diferentes regiões do Brasil, trocando experiências com as melhores referências acadêmicas do mundo. Levo comigo o nome do Estado e o compromisso de aplicar esse aprendizado para transformar ainda mais a gestão pública”.