Fazenda integra novos servidores e destaca importância da carreira na administração pública 02/07/2025 - 11:07

A Secretaria da Fazenda (Sefa) participou nesta terça-feira (01), da integração funcional promovida para os novos servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). O evento, realizado de forma híbrida, reuniu 865 profissionais recentemente nomeados para atuar no Estado. A chegada desses profissionais representa um passo fundamental no fortalecimento da administração pública estadual, impulsionada por uma gestão fiscal equilibrada que permite investimentos em diversas áreas.
Durante a abertura, o diretor-geral da Sefa, Luiz Budal, destacou a importância histórica do momento. “Estamos vivenciando uma convocação inédita de quase mil servidores para o QPPE. Em outros tempos, com menos espaço fiscal, a prioridade era contratar para áreas essenciais como educação e segurança pública. Hoje, com as contas equilibradas, conseguimos investir em outras frentes. Isso é resultado de uma gestão responsável”, afirmou.
Budal também ressaltou a relevância dos servidores efetivos para a construção de uma administração pública sólida. “Servidores concursados criam cultura institucional e mantêm a memória da administração. Cargos comissionados são transitórios. Por isso, receber vocês é motivo de grande orgulho. Há pouco tempo isso parecia um sonho; hoje, é uma realidade”.
A integração funcional é o primeiro contato oficial dos novos servidores com a cultura organizacional do Estado e tem como objetivo apresentar os fundamentos da administração pública paranaense, além de orientar os recém-nomeados sobre aspectos essenciais à sua atuação.
Representantes das principais diretorias da Sefa, Contabilidade, Orçamento e Tesouro Estadual participaram da programação, explicando suas atribuições e o papel de cada uma na estrutura financeira do Estado.
Rafael Alves, chefe do Departamento de Normatização da Contabilidade, explicou que a Diretoria de Contabilidade é o órgão central responsável por consolidar, normatizar e supervisionar os registros e demonstrativos contábeis do Paraná. “É gratificante ver o quanto o Estado tem avançado em sua organização contábil. Espero que, no futuro, muitos de vocês também estejam aqui, compartilhando conhecimento com novas gerações de servidores, assim como estamos fazendo agora”, afirmou.
A Diretoria de Orçamento detalhou as mudanças implementadas na metodologia de planejamento orçamentário na secretaria. “Assumimos o desafio de tornar esse tema mais fluido e acessível. A contratação deste grande contingente de servidores foi um esforço conjunto de várias secretarias, algo realmente desafiador. Sei que a ansiedade de quem ainda não iniciou suas atividades é natural, mas esse momento celebra o esforço de cada um de vocês e marca o início de uma trajetória importante”, destacou o diretor de Orçamento, Tadeu Cavalcante.
Já Augusto Zanardini, chefe do Departamento de Haveres e Obrigações do Tesouro, apresentou as principais responsabilidades da Diretoria do Tesouro Estadual. “Somos responsáveis por distribuir os recursos arrecadados, sempre com base nas leis orçamentárias aprovadas pela Assembleia Legislativa. Além disso, temos a missão de garantir a sustentabilidade fiscal do Paraná, o que, inclusive, viabiliza a contratação de novos servidores como vocês”.
REFORÇO NO QUADRO – A atual turma de nomeados reúne 865 servidores convocados entre novembro de 2024 e maio de 2025. Desse total, 515 foram designados para atuar em Curitiba e Região Metropolitana, e 350 nos demais municípios do Interior, conforme previsto em edital. Apenas na última convocação, em maio deste ano, 331 novos profissionais foram nomeados para 25 áreas distintas, com atuação em cidades como Cianorte, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Londrina e Toledo.
O edital inicial previa 253 vagas, mas a possibilidade de prorrogação por mais dois anos abre caminho para novas nomeações. Há expectativa de que uma nova leva de nomeações ocorra já em julho.