Fazenda apresenta avanços do Projeto de Custos do Estado 04/11/2025 - 16:28
A Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral, realizou nesta terça-feira (4) uma apresentação aos Núcleos Fazendários Setoriais (NFS), Núcleos de Administração Setorial (NAS) e responsáveis pelos Recursos Humanos dos órgãos estaduais. O encontro teve como objetivo apresentar o andamento e as atualizações do Projeto de Controle de Custos do Estado, que busca aprimorar a gestão e a transparência dos gastos públicos.
Durante a apresentação, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou a importância do projeto para a eficiência da gestão financeira estadual. “Em uma economia sólida como a nossa, é fundamental acompanhar de perto a forma como as contas evoluem. Manter a gestão dentro dos parâmetros corretos é essencial para o Estado. Estamos implementando ferramentas e sistemas que vão tornar o trabalho da administração pública mais ágil e eficiente”, destacou Ortigara.
Sob a liderança do Departamento de Custos, tendo Edimara Cortes como responsável, na prática, o projeto possibilitará conhecer com mais precisão o custo real dos serviços públicos. Isso permitirá, por exemplo, identificar quanto custa manter um aluno em uma determinada cidade em comparação com outro aluno de uma escola localizada em outro município.
“Estamos nos dedicando intensamente a esse projeto para disponibilizar um sistema que apoie a gestão pública. Desenvolvemos uma plataforma com dados que poderão ser acessados e acompanhados pela população. Trata-se de um projeto de Estado, amplo e desafiador, que envolve todas as áreas do Paraná”, afirma Gisele Carloto, diretora de Contabilidade Geral.
PRÓXIMAS ETAPAS – Em janeiro de 2026, está prevista a entrada em produção dos dados de pessoal. Somente as pastas que tiverem seus dados devidamente conciliados e testados terão os acessos liberados aos usuários.
Já em fevereiro de 2026, terá início o desenvolvimento da base de custos com materiais, contemplando os almoxarifados gerais e os processos de consumo imediato. Na sequência, será realizada a preparação e adaptação dos sistemas de origem relacionados a materiais, culminando na entrada em produção do controle de custos com materiais.






















