Cursos à distância integram o Fisco e profissionalizam a gestão pública 06/09/2012 - 17:20

Realizada entre os dias 23 e 24 de agosto em Belém (PA), a 47ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) teve como temas principais o Instituto de Estudos Fiscais dos Estados (IefeBrasil) e Matriz de Competências e Trilhas de Capacitação. Participaram dos trabalhos representantes de 21 estados, inclusive do Distrito Federal. O Paraná foi representado por Carlos Dell’Agnelo, da Escola de Administração Tributária (Esat). O foco do GDFAZ é a gestão de pessoas, com ênfase em capacitação.

Instituído recentemente, o IefeBrasil tem como uma de suas premissas a integração dos fiscos estaduais e do Distrito Federal, por meio da participação de servidores dos estados em cursos à distância. Na prática, as ações são realizadas da seguinte forma: os estados que possuem esses cursos, por intermédio do GDFAZ, disponibilizam gratuitamente vagas para servidores dos demais estados. Até o momento, foram ofertados sete cursos, com a participação de 240 servidores aproximadamente.

O IefeBrasil também pretende ser um repositório de saberes, armazenando e socializando, por intermédio do meio virtual, trabalhos desenvolvidos por servidores das secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos Estados e do DF, como artigos científicos, monografias, dissertações e publicações afins.

Os dois pontos destacados são apenas uma parte do todo. Os trabalhos estão no início e ainda há muito a ser feito, conforme se observou no planejamento de ações, durante a reunião.

É importante destacar o apoio integral ao IefeBrasil do secretário da Fazenda do Estado do Maranhão e coordenador dos secretários de Fazenda no âmbito do Confaz, Cláudio José Trinchão Santos.

Ao participar da 47ª Reunião do GDFAZ, Trinchão destacou o papel do IefeBrasil, por entender a importância da massificação do conhecimento, da disponibilização de oportunidades a todos os servidores fazendários, do investimento na área de gestão de pessoas das secretarias, da capacitação continuada. Para ele, são fatores que permitirão a profissionalização da gestão pública.

COMPETÊNCIAS E CAPACITAÇÃO - A partir de trabalho iniciado pela Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), foi desenvolvido pelo Instituto Publix o material “Matriz de Competências e Trilhas de Capacitação”, que tem relação com os diversos projetos dos estados relativos ao Profisco.

Em linhas gerais, esse material mostra quais são as competências necessárias para atuação nas secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação, bem como quais são os eventos de capacitação necessários para que os servidores tenham melhores condições de desenvolver as competências mencionadas.

As trilhas, como costumeiramente são chamadas, são resultado de intensos trabalhos realizados pelo Instituto Publix (contratado com recursos do BID) Cogef e GDFAZ.

Na última reunião da Cogef, realizada nos dias 30 e 31 de agosto, em Maceió (AL), houve apresentação e validação do material desenvolvido, que, a partir de agora, será implementado nos estados e Distrito Federal.

GALERIA DE IMAGENS