Congresso do Fisco Paranaense: Inscrições abertas para congresso sobre a Reforma Tributária 09/05/2025 - 10:34
Estão abertas as inscrições para o Congresso do Fisco Paranaense, um evento crucial que abordará o tema "Reforma Tributária: Impactos Econômicos e Tributários". Marcado para os dias 22 e 23 de maio, o evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).
A iniciativa é uma organização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), em colaboração com a própria Casa Legislativa. O evento se propõe a reunir um público qualificado, incluindo especialistas na área tributária, autoridades governamentais e servidores públicos.
Com uma programação abrangente, o congresso contará com mesas redondas, palestras e debates sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Reforma Tributária. Entre os destaques, está a participação do Secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, em um painel que abordará as visões da iniciativa privada e do serviço público sobre as mudanças tributárias.
As palestras principais serão conduzidas pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly, pelo consultor em inteligência artificial Danilo Gato e pelo relator da Fenafisco, Bruno Carvalho de Paula. Outros temas em pauta incluem a Lei Orgânica da Administração Tributária, a integração entre os fiscos municipal e estadual e a aplicação da inteligência artificial no serviço público. Além dos debates técnicos, o evento oferecerá momentos de networking, com coffee breaks e painéis interativos.
"O Congresso é uma oportunidade ímpar para reunirmos a categoria e discutirmos as profundas mudanças que a Reforma Tributária trará. Os Auditores Fiscais terão papel estratégico na aplicação das novas regras e este evento é o momento de nos prepararmos, compartilharmos experiências e nos unirmos em prol de um sistema tributário mais justo e eficiente", destaca Fernades dos Santos, presidente do Sindafep.
REFORMA TRIBUTÁRIA – A Reforma Tributária já foi aprovada no Congresso Nacional, mas agora estão sendo discutidas várias leis complementares e outras regulamentações (PL 68 e 108/2024) que definirão as regras do novo ordenamento tributário brasileiro. A proposta visa simplificar o sistema de arrecadação de impostos, unificando tributos e promovendo maior equidade fiscal. Entretanto, as mudanças propostas impactarão diretamente na atuação dos Auditores Fiscais e das empresas, que precisarão se adaptar às novas legislações e aos novos processos.
A programação completa e o formulário de inscrições estão disponíveis no site oficial do evento.