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FAQ (Perguntas Mais Frequentes)

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À partir de agora é obrigatório o uso do certificado digital para utilizar o portal Receita/PR?
Não. O uso, tanto para solicitação de acesso ao portal quanto para a utilização do mesmo é totalmente opcional. 

Já possuo uma chave com chave/senha no Receita/PR, preciso fazer uma nova solicitação para utilizar o portal com certificado digital?
Não. Os usuários que já possuem chave no portal podem utilizar o certificado para fazer login, automaticamente. 

 Fiz a solicitação de uso do Receita/PR por certificado digital. Preciso imprimir o Termo de Adesão, reconhecer firma em cartório e enviar a Secretaria da Fazenda?
Não. Quem realizou com sucesso a solicitação de uso assinando digitalmente o Termo de Adesão tornou-se usuário automaticamente.

Fiz uma solicitação de uso do Receita/PR por certificado digital, mas estou sem o meu token. Posso utilizar o Receita/PR por chave/senha?
Sim. A chave de acesso é o seu CPF. Caso você não tenha o email com a senha provisória, pode adquirir uma nova em "Esqueci Minha Senha".

 Preciso instalar algum software para utilizar o certificado digital?
Não. Para utilizá-lo basta instalar a extensão no navegador e o plugin no computador do usuário.
Mais informações aqui.

 Posso utilizar Procuração Eletrônica com certificado digital?
Não. O certificado digital deve ser do próprio usuário.

 Posso utilizar e-CNPJ?
Não. O portal utiliza o CPF como chave e, portanto, somente e-CPF.

 Não consigo utilizar no Internet Explorer, há algum problema?
Não. Por favor, utilize o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, pois são os navegadores que possuem as extensões necessárias para utilização do certificado.

 Não consigo com certificado A1.
Em alguns casos, não está sendo possível a utilização desse tipo de certificado. O motivo é que estes certificados possuem um campo que está em formato diferente dos certificados A3.

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