Certificado Digital

Transparência

Serviços

Processamento de Dados - Arquivos Magnéticos

 
Já está disponível para download a versão 5.2 do ValidaPR

Arquivos Magnéticos e programas validadores

Apresentação
O programa Validador é um software de validação do arquivo previamente gerado pelo programa de utilização do próprio contribuinte, criticando-o e verificando se o mesmo está de acordo com o que dispõe o anexo VI do RICMS/PR (Convênio 57/95), e apresentando um relatório contendo os resultados da validação, inclusive os itens com problemas, para que o contribuinte possa corrigir o arquivo antes de remetê-lo para a Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná (SEFA/PR).

Quando o objetivo for a entrega de informações para o Estado do Paraná, o contribuinte paranaense deverá utilizar o programa ValidaPR. O Contribuinte de outro Estado da Federação poderá utilizar os programas ValidaPR ou Validador Sintegra.

A SEFA/PR recebe mídias geradas pelo programa validador do Sintegra e transmitidas pelo TED (vide item próprio abaixo), porém não presta suporte ao mesmo, por não ser de responsabilidade desta unidade federada o seu processo de desenvolvimento e disponibilização.

 

O Programa ValidaPR é um software gratuito desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Paraná.
Para a instalação do ValidaPR é necessário que sejam realizados os updates do Windows.

Quem deve utilizar o programa Validador?
Contribuinte paranaense
Deverá ser utilizado pelo contribuinte para remeter informações da totalidade das suas operações à SEFA/PR (consulte a "Ajuda" do ValidaPR para informações).
Contribuinte de outros estados da federação
Poderá ser utilizado pelo contribuinte para remeter à SEFA/PR as informações das operações realizadas com contribuintes paranaenses.

Consulta de Arquivos Magnéticos
Este serviço possibilita obter o recibo de entrega dos Arquivos Magnéticos enviados pelo programa ValidaPR. O recibo poderá ser obtido em até 96 horas da data do envio do arquivo.

 


Programas para entrega dos Arquivos Magnéticos do Convênio 57/95

Validador PR
ValidaPR 5.2
Quais as novidades desta versão?
Validador Nacional
Validador Sintegra
Transmissão de Documentos (TED)

 
 
 

A entrega dos arquivos magnéticos é mensal.

RICMS/PR, art. 407
O contribuinte de que trata este Capítulo deverá remeter às Secretarias de Fazenda, Finanças ou Tributação das unidades federadas, até o dia quinze de cada mês, arquivo com registro fiscal das operações e prestações efetuadas no mês anterior.

Veja o layout dos Convênios 69/02, 142/02, 76/03 e 20/04 no Anexo VI do RICMS/PR

Em caso de dúvidas

SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão
Delegacias Regionais
Perguntas mais freqüentes

Recomendar esta página via e-mail: